#DescubraOBrasiloficial
ACRE


"Sobre O ACRE
Acre é um estado no noroeste do Brasil, na Floresta Amazónica. É conhecido pela quantidade de árvores-da-borracha e castanhas-do-brasil. Na fronteira peruana, a oeste, o Parque Nacional da Serra do Divisor possui montanhas elevadas e várias quedas de água, além de diversas espécies animais, como tatus-gigantes, tapires e aves raras. A sudeste, encontra-se Rio Branco, a capital do estado, nas margens do rio Acre. ― Google
Capital: Rio Branco
População: 830.018 (2022)
Governador: Gladson Cameli
Área: 152.581 km²
Clima: equatorial Af, Am
Cód. ISO 3166-2: BR-AC
Economia: 2021
















Conheça um pouco do Acre
O Acre está situado no sudoeste da região Norte e tem como limites os estados do Amazonas e Rondônia e os países Bolívia e Peru. O nome Acre surgiu de “Aquiri”, que significa “rio dos jacarés” na língua nativa dos índios Apurinãs, os habitantes originais da região, que é banhada pelo rio que empresta o nome ao estado. Os exploradores da região transcreveram o nome do dialeto indígena, dando origem ao nome Acre.
Os índios eram os primeiros habitantes até 1877, quando os seringais foram ocupados por nordestinos para trabalhar na extração do látex. Nessa época o alto preço da borracha no mercado internacional estimulou a abertura de vários seringais.
O Acre pertencia à Bolívia e ao Peru, mas foi aos poucos sendo ocupado por brasileiros. Para garantir o domínio da área, os bolivianos instituíram a cobrança de impostos sobre a extração da borracha e fundaram a cidade de Puerto Alonso. Após conflitos armados, a cidade foi retomada por brasileiros e rebatizada como Porto Acre. Os conflitos só terminaram em 1903 com a assinatura do Tratado de Petrópolis, no qual o Brasil adquiriu o território do Acre.
Na região de fronteira com o Peru também houve conflitos quanto aos limites territoriais. Em setembro de 1903, os peruanos foram expulsos das áreas ocupadas e o impasse só foi resolvido em 1909, tendo como representante nas negociações o Barão do Rio Branco, então Ministro das Relações Exteriores.
Em 1920 ocorreu a unificação e a administração do Acre passou a ser a ser exercida por um governador nomeado pelo Presidente da República. Em junho de 1962 o Acre foi elevado à categoria de Estado.
As cidades mais populosas do estado são: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira,Tarauacá e Senador Guiomard.
Dados gerais
Sigla: AC
Habitante: acreano
Densidade populacional: 4,18 hab/km²
Hora local (em relação à Brasília): -2h.
Situação geográfica
Localização: sudoeste da região Norte.
Limites: Amazonas (N); Rondônia (L); Bolívia (SE); Peru (S e O).
Clima: equatorial.
Rios principais: Juruá, Tarauacá, Muru, Envira, Xapuri, Purus, Iaco, Acre.
Número de municípios: 22








PRINCIPAIS CIDADES TÚRISTICA DO ACRE
Brasil Brasileiro
Estados do Brasil e suas belezas naturais








